
Mais buscados: MeI SEI Credito Consultoria BOAS PRATICAS

Ana Paula Rezende
Coordenadora Estadual da Saúde do SEBRAE RS
Novas modalidades de cuidados que deem conta das necessidades decorrentes do aumento da população de idosos estão sendo implementadas e devem ganhar força nos próximos anos. Uma delas começa a ser explorada e apresenta grande potencial de crescimento.
Trata-se da desospitalização, também chamada de home care, serviço que busca garantir a alta de um paciente do ambiente hospitalar de forma segura ao oferecer todos os cuidados necessários em domicílio, conforme define o Relatório Gerenciamento para o Processo de Desospitalização do Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios 2016.
As projeções para que o serviço seja cada vez mais demandado são otimistas. Em 2060, 30% da população brasileira será constituída por idosos, com expectativa de vida de 81,2 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Justamente por isso, será cada vez mais necessária a adaptação de tecnologias e demandas específicas, aponta o projeto Saúde Brasil 2030, conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A desospitalização objetiva reduzir o período de internação no hospital e aumentar a satisfação do paciente prosseguindo com o tratamento em casa. Dessa forma, é possível prestar o serviço com maior conforto e atenção mais exclusiva e humanizada.
O home care compreende a prestação de serviços em um ambiente extra-hospitalar de forma a melhorar a estabilidade da saúde física, mental, social e emocional dos clientes. Trata-se de uma tendência crescente no setor da saúde com benefícios tanto para os usuários, reduzindo os riscos de infecção hospitalar, como para as pessoas mais próximas, com a permanência do paciente no ambiente familiar – explicam Bruna Mendes, enfermeira, e Wanderley Correia, fisioterapeuta, mestrandos em Gerontologia pela PUC-SP.
Ouça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.