Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI SEI Credito BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Economia Criativa

Conheça os desafios

Entenda as principais dificuldades de quem começa um negócio de impacto social

atualizado em: 10/01/17
Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Coordenador Estadual de Franquias e Redes Cooperação do SEBRAE RS

COMPARTILHE
"Quando entra o investidor é a hora de arrumar a casa. A governança da empresa avança muito e em pouco tempo, por isso é preciso muita organização e paciência."

A vida do empreendedor não é fácil. Nos negócios de impacto social, ela acaba ficando um pouco mais complicada. Trata-se daquelas empresas que pretendem resolver um problema da sociedade e ainda pensam em escalabilidade e rentabilidade. Depois de passar por diversos pitches, ter um projeto aprovado e receber o dinheiro, é comum que o recurso sirva principalmente para melhorar o ambiente.

– Quando entra o investidor é a hora de arrumar a casa. A governança da empresa avança muito e em pouco tempo, por isso é preciso muita organização e paciência – avalia o coordenador de projetos de aceleração da Artemisia, Fábio Sato.

A principal dificuldade é lidar com os diversos números de processos que devem ser gerenciados ao mesmo tempo. Se você ainda não tem preocupações com marketing, vai precisar desenvolver um plano de comunicação. A contabilidade precisará ser ajustada e o controle financeiro será maior. A equipe está pequena? Será necessário analisar currículos, fazer seleções, contratar e deixar todas as questões trabalhistas em ordem.

72_1213_-gcomgind_economiacriativa_impactosocialdificuldades_840x415

Outro elemento muito importante é a dificuldade das empresas de lidarem com vendas. Os investidores esperam que a empresa comece a ter algum tipo de lucro e sustentabilidade logo. Nesse ponto, depende muito das características do empreendedor fazer o negócio dar certo. De acordo com Sato, raramente as vendas funcionarão somente contratando pessoas. É necessário ter um acompanhamento direto do setor e colocar sua característica pessoal.

Se o cenário de dificuldades se concretiza, é o momento para buscar ajuda. Cada vez mais surgem empresas especializadas em startups e negócios inovadores nas mais diversas áreas. Escritórios de contabilidade, agências de assessoria de imprensa e empresas de infraestrutura tecnológica costumam oferecer seus serviços em eventos voltados a esse nicho. O empreendedor também pode contar com o apoio do SEBRAE RS, que oferece modalidades de cursos, palestras, oficinas e consultorias adequadas a diferentes áreas e etapas do desenvolvimento de um negócio.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

05 de Junho de 2023

Pesquisa aponta desafios para os pequenos negócios gaúchos

SAIBA MAIS

 

05 de Junho de 2023

Santa Maria realiza Programa Metaliderança para gestores públicos

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Sebrae RS Podcast 16/05/2025 11:59

Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: