Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI SEI Credito BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Economia Digital

Mercado Conectado

A revolução digital no varejo

atualizado em: 22/08/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Mais do que investir em novas tecnologias, a empresa deve entender a nova cultura digital do mercado e expandir os modelos de negócios, serviços e inovação

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

O brasileiro passa mais tempo na internet do que em qualquer outra plataforma de mídia, e, portanto, as formas de ofertas produtos e serviços aos usuários mudaram. Não basta mais investir apenas em propagandas tradicionais. O empresário, independente do tamanho do seu negócio, deve ficar ligado aos novos hábitos dos consumidores. Em um universo conectado, é vital traçar uma estratégia de comunicação que te diferencie dos concorrentes. Mais do que investir em novas tecnologias, a empresa deve entender a nova cultura digital do mercado e expandir os modelos de negócios, serviços e criação de novos produtos.

Alcançar o sucesso para surfar na nova onda da transformação digital requer uma diretriz estratégica, que esteja alinhada com o modelo de gestão. Todo o processo precisa ser desenvolvido com o pensamento no comportamento do consumidor, garantindo que o produto ou serviço gere mais valor a ele. A adaptação da empresa na transformação digital é uma jornada que deve estar sempre em processo de aperfeiçoamento. Investimento em tecnologia e estrutura é fator determinante para oferecer ao cliente uma boa experiência de compra virtual. A empresa deve se concentrar em acompanhar o estoque em tempo real e em diferentes canais, além de monitorar o comportamento de compra dos seus clientes, para aumentar a possibilidade de conversão do canal digital.

A revolução digital no varejo

Oportunidade de aprendizado

Uma grande oportunidade de aprendizado com relação à atual revolução digital é o Big Show, que anualmente reúne o varejo mundial em Nova York. Promovido pela National Retail Federation (NRF), o evento tem duração de três dias com intensos debates e apresentações dos principais atuantes do segmento, apresentando as principais inovações tecnológicas e estratégicas do mercado.

No evento de 2018, a varejista americana Amazon foi fonte de inspiração para as demais empresas atuantes no setor. A gigante é lembrada por mais de 50% dos americanos quando o assunto é compras online. A Amazon seguiu um roteiro para chegar ao topo do segmento: trabalhou as operações on e off-line de forma unida e inteligente, organizou dados do histórico de compra dos clientes e identificou comportamento do consumidor, o que possibilita que a empresa desenvolva soluções personalizadas para os compradores.

Dentro desse espírito há também alguns aspectos importantes a serem considerados para quem empreende no setor varejista e pretende expandir o mercado para as plataformas digitais:

Omnichannel

A convergência de todos os canais utilizados pela empresa. O conceito permite que o consumidor use todos os canais simultaneamente, assegurando que a experiência na loja física seja complementada pelo atendimento digital.

Inteligência Artificial

Com o uso da IA (ou AI na sigla em inglês) é possível detectar o momento de decisão do cliente e disponibilizar uma oferta personalizada, por exemplo. A automatização de uma série de tarefas através do conceito de Machine Learning tem ganhado destaque na agenda de mudanças do varejo. O Machine Learning trabalha com algoritmos que analisam os dados do sistema em tempo real e gera soluções e tomadas de decisões de maneira ágil e eficiente.

TI no centro do negócio

Operações de varejo sem tecnologia já não são mais possíveis. Investir em TI é identificar as diretrizes do negócio e direcionar o plano de ação para a entrega da melhor solução e do melhor produto ao cliente. A tecnologia diminui os riscos associados aos processos de produção e é uma grande aliada na organização e padronização das experiências.

As startups

Elas se fundamentam no artifício de solucionar o problema de um número elevado de pessoas. Com o advento da tecnologia, as necessidades e demandas pessoais cresceram e, consequentemente, novas soluções surgiram.

 

Veja também:

Palestra Online – Tendências do Varejo Mundial

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

05 de Junho de 2023

Pesquisa aponta desafios para os pequenos negócios gaúchos

SAIBA MAIS

 

05 de Junho de 2023

Santa Maria realiza Programa Metaliderança para gestores públicos

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/05/2025 11:59

Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)

Sebrae RS Podcast 16/05/2025 11:59

Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão curta)

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: