Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI SEI Credito BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Energia

Segmento Estratégico

A importância da geração distribuída para o País

atualizado em: 26/09/18
Fabiano Cislaghi Dallacorte

Fabiano Cislaghi Dallacorte

Coordenador estadual do Metalmecânico e Energia do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
O RS está entre os Estados com maior número de conexões: mais de 2.900, perfazendo cerca de 35 MW de potência instalada, colocando-o na terceira posição no ranking geral brasileiro

Geração distribuída (GD) é um termo usado para designar a geração de energia elétrica realizada junto ou próxima ao consumidor (carga) – independente da potência, tecnologia ou fonte de energia – e onde o excedente, quando houver, será injetado na rede de distribuição. A GD, além de proporcionar maior eficiência energética, pois mitiga as perdas da transmissão e distribuição (que no Brasil estão estimadas em até 17%), possibilita a todo brasileiro efetivamente diminuir seus custos com energia elétrica, que estão entre os mais altos do mundo, colaborando para a robustez da matriz elétrica brasileira. Essas vantagens incluem trazer maior segurança energética e contribuição para o uso de uma energia limpa e renovável, alinhando o Brasil aos compromissos assumidos no COB21 em Paris. Isso sem esquecer outros aspectos, como o social e o estratégico, que fazem essa modalidade de geração de energia uma das mais importantes para os novos tempos.

A análise é da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), cujo presidente, Carlos Evangelista, se mostra bastante otimista com o incremento desse segmento no País. De acordo com ele, a GD continua crescendo a taxas altas, mesmo diante da turbulenta conjuntura econômica e política nacional.  A ABGD registra que há quase 25 mil conexões em GD e pouco mais de 300 MW em potência instalada no País. Números certamente animadores, mas ainda muito baixos se comparados com países como a Alemanha, por exemplo, onde há por volta de 1 milhão de unidades consumidoras produzindo sua própria energia. No Brasil, segundo Evangelista, há um potencial de mais de 80 milhões de UCs (Unidades Consumidoras), onde seria possível ter produção de energia conciliada com o consumo, demonstrando um enorme potencial ainda a ser explorado.

Dentro do panorama geral, o Rio Grande do Sul está entre os Estados com maior número de conexões: mais de 2.900, perfazendo cerca de 35 MW de potência instalada, colocando-o na terceira posição no ranking geral brasileiro.

A importância da geração distribuída para o País

  • Veja na próxima semana análise sobre vantagens técnicas, políticas públicas e entraves ao desenvolvimento da GD
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

05 de Junho de 2023

Pesquisa aponta desafios para os pequenos negócios gaúchos

SAIBA MAIS

 

05 de Junho de 2023

Santa Maria realiza Programa Metaliderança para gestores públicos

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Sebrae RS Podcast 16/05/2025 11:59

Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: