Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI SEI Credito BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Metalmecânico

FOLLOW-UP – Para não esquecer mais seus contatos com prospects

atualizado em: 06/12/17
Fabricio Carlson Magayevski

Fabricio Carlson Magayevski

Sócio da FCM Consultoria

COMPARTILHE
O vendedor disciplinado usa o follow up a seu favor para mostrar ao cliente que sua empresa está interessada em entregar uma solução para resolver os problemas dele

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Em diversas ocasiões, nos meus cursos ou oficinas com empresários, pergunto: atualmente, como lembramos dos aniversários dos amigos e conhecidos? Você sabe a resposta? Normalmente, através da tecnologia das redes sociais – gerando lembretes.

Todo empresário e profissional de vendas possui uma rotina muito parecida: milhares de tarefas diárias, o conhecido “apagar incêndio”, esquecimento e falta de confiança para “cobrar” o retorno das propostas dos interessados. Simplesmente por não ter feito uma ligação ou enviado um e-mail no momento correto, uma venda importante ir por água abaixo.  O chamado follow up é uma das atividades mais importantes no processo comercial, mas muitos vendedores ainda a consideram chata e a negligenciam. Pior ainda, alguns dados facilmente encontrados na web mostram que 80% das vendas são fechadas somente depois do quinto contato. Números tão contrastantes só deixam ainda mais evidente a importância do follow up e a necessidade de fazê-lo com disciplina.

O vendedor disciplinado usa o follow up a seu favor para mostrar ao cliente que sua empresa está interessada em entregar uma solução para resolver os problemas dele, e este é o motivo de sua insistência em procurá-lo. O objetivo do vendedor é conduzir o cliente até o fechamento e dar mais confiança a ele para seguir em frente no pipeline ou funil de vendas, desde a prospecção até o fechamento. É preciso ajudar o cliente a descobrir mais claramente qual é sua própria dor e como sua solução pode ajudá-lo. Follow up significa acompanhamento: ajudar a conduzir o cliente por esta jornada de compra, acompanhando-o neste caminho.

Uma boa agenda, post-its, quadros… Todos estes recursos ajudam, mas já existem maneiras mais práticas e ágeis de fazer isso, como planilhas eletrônicas e sistemas de CRM que automatizam muitas tarefas. Independentemente disso, um modelo de follow up pode ser criado de forma simples, seguindo três passos principais:

  • Estruturação do funil de vendas por onde o futuro cliente deve ser acompanhado começando pela procura de pessoas interessadas na solução de sua empresa para transformá-las em leads;
  • Montagem ou atualização de cadastro de contatos de clientes (nome, e-mail, etc);
  • Finalmente, entrar em contato com o lead interessado no momento mais oportuno possível.

 

Quer saber mais sobre o tema? ACESSE:

Curso Online – Marketing digital para o empreendedor

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

05 de Junho de 2023

Pesquisa aponta desafios para os pequenos negócios gaúchos

SAIBA MAIS

 

05 de Junho de 2023

Santa Maria realiza Programa Metaliderança para gestores públicos

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Sebrae RS Podcast 16/05/2025 11:59

Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: