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Planejamento de compras: como ter o melhor mix?

atualizado em: 05/09/18
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

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Com o mercado e a economia cada vez mais dinâmicos, ter uma boa variedade de produtos é encarado como questão de sobrevivência para qualquer marca

A variedade e a disponibilidade de produtos numa loja são essenciais para atender às demandas do público-alvo e consolidar a marca em um nicho de mercado. Para conseguir satisfazer e fidelizar a clientela, é imprescindível planejar um bom mix de produtos que permita que o empreendedor defina as ações de gestão e de marketing da empresa. Mas o que é mix de produtos? O conceito é simples. Trata-se da variedade de itens disponíveis para comercialização. O foco é atingir diversos segmentos de clientes e angariar uma fatia maior do mercado.

Com o mercado e a economia cada vez mais dinâmicos, ter uma boa variedade de produtos é encarado como questão de sobrevivência para qualquer marca. Mas oferecer uma grande variedade de produtos é uma missão complicada, ainda mais se observados os aspectos logístico e financeiro. Portanto, o empreendedor deve ter bem definido o estilo e o objetivo dos produtos ofertados de acordo com o público-alvo e o nicho de atuação. O gerenciamento do mix é fundamental para o sucesso do empreendimento e consolidação da imagem da empresa.

É bom ressaltar a importância do mix de produtos ser planejado de forma articulada e alinhada aos processos de comunicação e gestão estratégica. Devem-se levar em consideração o espaço físico da loja e o atendimento proporcionado durante a experiência do consumidor. O mix  deve estar conectado a essas ações como forma de reforçar a identidade e diferenciais da marca em relação aos concorrentes.

Planejamento de compras: como ter o melhor mix?

Especializado em estratégias de marketing, o Blog Saia do Lugar (https://saiadolugar.com.br) enumerou alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de definir um mix de produtos eficiente. São eles:

•    Tipo de produtos ou serviços que são oferecidos;
•    Ramo de atividade do negócio;
•    Perfil do mercado e público-alvo;
•    Sazonalidade;
•    Tamanho da empresa;
•    Região de atuação da empresa.

Com um mix bem gerenciado, o empreendedor aumenta as chances de atrair novos clientes e efetivar mais vendas. Além de consolidar a imagem da marca e estimular a fidelização dos consumidores, um mix de produtos diversificado amplia as vendas por impulso, principalmente das peças expostas no interior da loja e nas vitrines. Portanto, mesclar mix com design e decoração do ambiente físico é imprescindível para se destacar no mercado de atuação. 

 

Veja também:

Varejo de Moda – O ponto de venda como experiência

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