Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI SEI Credito BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Turismo

Mudanças no turismo

Serviços online desafiam agências de viagens a se reinventarem

atualizado em: 21/02/17
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Este modelo diferente de turismo é focado em um público com maior poder aquisitivo, que já está acostumado a viajar e que agora busca por algo diferente.

A economia colaborativa rompeu com muitos conceitos de negócios até então consolidados. No transporte, os táxis se viram diante de um app que oferece viagens com motoristas particulares e preços competitivos. As agências de viagem se encontram em um novo desafio com a popularização e dos serviços como AirBnB. Este aplicativo oferece ao turista opções de aluguel de quartos ou apartamentos inteiros durante sua viagem, com a negociação feita sem o intermédio de um agente de viagens. Aplicativos que buscam e comparam preços de quartos em hotéis e pousadas também se popularizam, provocando transformações no papel dos intermediários no planejamento de uma viagem.

Essas mudanças de comportamento fazem com que as agências de turismo tenham que reinventar suas ações no mercado. Se antigamente a principal função das agências era oferecer pacotes de viagens, agora a tendência para bater de frente com a concorrência está no chamado turismo de experiência. Nesta modalidade, o cartão postal é deixado de lado e o foco passa a ser desfrutar de novas vivências, como um nativo do local.

Este segmento de turismo é focado em um público com maior poder aquisitivo, que já está acostumado a viajar e que agora busca por algo diferente. Um levantamento do Ministério do Turismo mostra que o turista que investe neste tipo de viagem possui entre 35 e 50 anos e pertence às classes A ou B.

55_1219_gcomgind_turismo_novopapeldasagencias_840x415

As opções são diversificadas, e as mais populares são rotas gastronômicas, como um piquenique no interior da França ou caçar trufas brancas na Itália. Mas também é possível pilotar pela Rota 66, nos Estados Unidos, ou até mesmo ir atrás de ursos polares e auroras boreais no Canadá. Estes exemplos podem inspirar a criação e desenvolvimento de novos produtos com maior valor agregado no Brasil e no RS, tudo depende da criatividade, qualidade e do bolso do cliente.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

05 de Junho de 2023

Pesquisa aponta desafios para os pequenos negócios gaúchos

SAIBA MAIS

 

05 de Junho de 2023

Santa Maria realiza Programa Metaliderança para gestores públicos

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Sebrae RS Podcast 16/05/2025 11:59

Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: