Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI SEI Credito BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Vitivinicultura

Vinhos brasileiros

Setor vitivinícola enfrenta desafios no Brasil e no exterior

atualizado em: 17/01/17
Andre Bordignon

Andre Bordignon

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
Apesar das dificuldades comportamentais, o vinho brasileiro vem aumentando sua participação no consumo.

O plantio da uva e a produção de vinhos no Estado vem se consolidando a passos largos no mercado brasileiro. Não é à toa: somente a serra gaúcha é responsável por 85% da produção de vinhos no Brasil. Apesar da liderança, os desafios estão em melhorar a qualidade do produto, consolidá-lo no paladar do consumidor brasileiro, além de divulgar a bebida no mundo.

O estudo de mercado brasileiro de vinhos, promovido pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), verificou que a alta carga de impostos, atrelada à falta de incentivos à comercialização do vinho, é um dos desafios a se enfrentar no mercado brasileiro. O comportamento do consumidor brasileiro também possui suas particularidades que desafiam o mercado. Muitos substituem a bebida feita de uva pela cerveja por causa do preço ou quando não encontram uma garrafa de seu agrado. Alguns brasileiros também acreditam que o vinho deve ser bebido apenas em determinadas estações ou em momentos especiais. Para alavancar o setor, é necessário disseminar informações que ajudem a vencer essas barreiras.

25_1214_gagro_vitivinicultura_desafios_revisado_840x415

Em parceria com o Ibravin, o SEBRAE RS tem atuado tanto para melhorar a qualidade do produto brasileiro quanto para promovê-lo. Na produção, a atuação ocorre por meio do PAS – Uva (Programa Alimentos Seguros – Uva), que já capacitou mais de 250 produtores e vinícolas. Neste programa, por exemplo, são realizados minicursos e consultorias para implementar procedimentos de redução de riscos de contaminação, de forma que se mantenha a qualidade, da matéria-prima ao produto final. Já na área da promoção do vinho brasileiro, o SEBRAE RS é parceiro do programa Qualidade na Taça, que leva informações sobre o produto nacional e sobre o mundo do vinho a bares e restaurantes do país. Ibravin, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) são os outros integrantes desse projeto.

O projeto Wines of Brasil procura divulgar grandes marcas no mercado externo em feiras do ramo. O Projeto Comprador também promove o contato entre vinícolas e compradores estrangeiros. Ações como estas fazem os rótulos dos vinhos brasileiros atravessarem o oceano e chegarem à Europa e à Ásia.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

05 de Junho de 2023

Pesquisa aponta desafios para os pequenos negócios gaúchos

SAIBA MAIS

 

05 de Junho de 2023

Santa Maria realiza Programa Metaliderança para gestores públicos

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/05/2025 11:59

Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)

Sebrae RS Podcast 16/05/2025 11:59

Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão curta)

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: